segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A Virada - por Simone Cândida

A autora do texto é estudante do PEJA-Manguinhos no sentido atemporal. Mas o que seria isso? Hoje ela frequenta quase todas as aulas como ouvinte. Estudou lá, estuda cá, desconhecemos a qual tempo ela pertence, enfim. Pensando bem, posto que formada, reformulo aqui o dito: a autora do texto é uma estudante lato senso. Desconhece matrículas para cumprir suas sedes de reflexão. Uma autodidata modelar.
Simone Cândida terminou as disciplinas no primeiro semestre de 2008 e, seguindo conosco, aqui no PEJA-Manguinhos, inscreveu-se no Enem. Os resultados vêm pela sua própria pena, através do texto abaixo. Uma mulher revirada que revisita experiências como se novas.
************** ********** **** * *
Durante muito tempo só soube ser mãe,esposa e dona de casa,mas faltava algo que foi interrompido por vários acontecimentos,a necessidade de conhecimento,não um conhecimento vivenciado exclusivamente no cotidiano,mas sim um com uma educação diferenciada.Foi quando resolvi matricular-me no PEJA.
Comecei a estudar no Ensino MÉDIO I em Fevereiro de 2007, mas em meados de março sofri um AVC, fiquei sem freqüentar as aulas por um mês, perdi muito conteúdo,mas não desisti,consegui pegar as matérias e fiz as provas, ao receber a nota de história, fiquei muito emocionada e entrei em crise de choro, por receber um DEZ, olha que receber um dez em história já é um feito, ainda mais nas condições em que me encontrava, sem raciocínio perfeito e tomando muita medicação.
Então percebi que empecilhos, somos nós que colocamos ou não em nossas vidas, decidi a não mais me ver e nem permitir que terceiros ditassem regras ou me falassem o que fazer e como fazer,pude ser “Dona da minha vida”.
Foram 3 semestres de muita realização pessoal,onde cada dia eu crescia como pessoa,desbravava horizontes que jamais pensei que pudesse alcançar,concluí o curso em julho de 2008.
Fui orientada pelos professores e pela coordenação a inscrever-me no Enem 2008, que ocorreu em Agosto de 2008. Porém, mesmo tendo concluído o curso, continuei como aluna ouvinte, freqüentando e assistindo todas as aulas.
O resumo, dessa que era apenas uma pacata dona de casa, foi a de ser uma futura Universitária, que obteve uma excelente média no ENEM, e ter ganhado uma bolsa na PUC. Agradeço profundamente todo o corpo docente do PEJA de Manguinhos por terem me possibilitado a oportunidade de realizar o meu sonho de ter um nível acadêmico e desejar que esse projeto continue realizando sonhos e mudando vidas.

Simone Cândida, formada no ensino médio ao final do primeiro semestre de 2008.

Nenhum comentário: