sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Idéia de Educação em Geografia - por Diego Amaral

Diego Amaral é o professor de geografia mais jovem na equipe. Reparem bem o "na equipe", posto que o título de caçula não se aplica ao nosso querido "Barba", seu codinome - senão título. A sua entrada se deu no processo de seleção, em julho de 2008. Com o texto abaixo ele teve a oportunidade de mostrar-se para além da entrevista - esta, anterior ao seu escrivinhado.
A chegança de gente com gás e alguma pincelada de idéias abertas, mais do que coisa cara, é matéria a ser modelar como critério para aderir à equipe Peja-Manguinhos. Ei-lo!

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O mundo apresenta um quadro, que expressa o resultado da luta pela sobrevivência enfrentada pelos diversos povos para a constituição e a manutenção dos seus territórios. E hoje mais do que o território que está construído, delimitado e estabelecido, busca-se a cidadania, quer dizer, a garantia de direitos individuais e sociais. Isto é, a acessibilidade concreta ao direito a habitação, alimentação, saúde, educação, trabalho, segurança, bem-estar e mais do que isso, o direito de buscar a efetivação concreta destas leis no sentido de viver bem, construindo a sua história, e o seu espaço, com dignidade e com consciência clara de ser um sujeito social atuante, com lugar para as suas idéias e para satisfação de suas necessidades.

Neste sentido a Geografia, entendida como ciência social, que estuda o espaço construído pelo homem, a partir das relações que estes mantêm entre si e com a natureza, quer dizer, as questões da sociedade, com uma “visão espacial”, é por excelência uma disciplina formativa, capaz de instrumentalizar o aluno para que exerça de fato a sua cidadania.

A partir desta problemática busca-se a formação de um cidadão que reconheça o mundo em que vive, que se compreenda como indivíduo social capaz de construir a sua história, a sua sociedade, o seu espaço, e que consiga ter os mecanismos e os instrumentos para tanto.

Portanto, uma educação para a cidadania, desenvolvendo uma prática que seja aberta à possibilidade de questionar o que se faz, de incorporar de fato os interesses dos alunos, e de ser capaz de produzir a capacidade de pensar, agindo com criatividade e com autoria de seu pensamento, ou seja, o conteúdo das aulas de Geografia deve ser trabalhado de forma que o aluno construa sua cidadania, considerando o sujeito-estudante um ser histórico que traz consigo uma história, e um conhecimento adquirido na sua própria vivência, conhecendo a realidade, compreendendo os mecanismos que a sociedade utiliza, reconhecendo no território a sua história e as possibilidades de mudança.

O exercício da cidadania deve-se dar inclusive no interior da sala de aula. É necessário situar o conhecimento escolar como integrante de um universo maior do conhecimento e conseguir perceber em que medida ele expressa e veicula interesses de classe. Não se trata de apenas criticar, de desmontar este conhecimento escolar por ser também ideológico. Trata-se sim de dar conseqüência a uma critica histórica que se deve fazer, decorrendo dela uma ação social e política. E acima de tudo reconhecer que neste processo não há neutralidade.

O conteúdo de Geografia, por ser essencialmente social e ter a ver com as coisas concretas da vida, que estão acontecendo e tem a sua efetivação num espaço concreto, permite e encaminha o aluno a um aprendizado que faz parte da própria vida e ao confrontar várias situações entre si e com as condições concretas do seu próprio mundo próximo, ele vai construindo um conhecimento próprio e mais do que isto, a compreensão de regras e leis que regem este mundo atual, pode inclusive buscar o que as funda e compreendê-las como historicamente construídas.

Podemos concluir que o conhecimento não é o fim, a finalidade do processo de ensino-aprendizagem, mas o intermediador do diálogo entre os que aprendem. O significado do estudo não pode estar nas informações, nas verdades descritas, mas estas devem remeter à formulação de conceitos que o aluno deve construir.
Diego de Oliveira Amaral
barbauerjfebf@yahoo.com.br

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