segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Seu Geraldo, um dramaturgo de Manguinhos



Há quem se recorde de Luiz Mendonça. O trabalho dele segue longevo. Como já dizia verso de João Nogueira, morre o homem fica a obra.

Seu Geraldo é um sujeito com muita presença de espírito. Dificilmente se admitiria obra de terceiros. Diria, como aliás, disse: "a arte mora na gente; e ela faz um monte de puchadinho pra caber mais gente na gente!" Geraldo Andrade, discípulo de Luiz Mendonça, considera que se cruzaram as relações de referência entre ele e o dramaturgo falecido. Se Seu Geraldo é a presença do teatro em Manguinhos, impulsionado pelo trabalho de Luiz Mendonça através da ENSP, o próprio Mendonça é memória resgatável graças à qualidade das peças de Seu Geraldo. Quadros que se fundem, passado e presente.

Assim, em setembro deste 2009, o PEJA-Manguinhos junto com o dramaturgo de Manguinhos, Geraldo de Andrade, estabeleceu a inclusão do teatro junto às turmas do ensino fundamental e médio. Com seu próprio texto, Geraldo de Andrade dirigiu junto com a professora do PEJA, Karine Bastos, o grupo de teatro com estudantes do PEJA, intitulado “A Gente da Favela”. A peça é "A Saúde da Saúde", que traz em seu conteúdo críticas ácidas à situação atual da Saúde e da sociedade brasileira - da gestão do SUS ao modelo clientelista da política representativa, passando pela exploração da mão de obra do trabalhador e, enfim, chamando à discussão as determinações sociais da Saúde, assim se deu uma apresentação na qual os atores amadores se divertiram. Nada mais artístico do que ser aquele que ama, amador.

Os ensaios aconteciam durante as aulas de Artes do PEJA-Manguinhos. A peça foi exibida no festival Prata da Casa, ocorrido na Ensp.

O que ficará deste grupo de teatro que emerge de um EJA? Disse dependerá de mais autores como Seu Geraldo colocarem no papel e no corpo mais e tantas mais expressões que não se calam em Manguinhos.


Felipe Eugênio

Um comentário:

Geraldo de Andrade disse...

Dirigir a peça Saúde da Saúde no EJA Manguinhos depois de vinte anos me deixou muito honrado
e criação do grupo Gente da Favela ´´e a tentativa de fazer o teatro avançar na comunidade o primeiro grupo foi criado em 1968 dirigido pelo Luiz Mendonça e hoje eu tenho a honra de administrá-lo. Mais de 20 montagens e participação nos filmes: André a Cara e a Coragem; Morte e Vida Severina e no BIBI Especial da Rede Glo de Televisão. Meus textos podem ser adquiridos atrvés do telefone 21 976786732 ou pelo e-mail geraldodeandrade2009@hotmailcom
portfolio e mais informação na pagina (Arongarte) do Face book