sexta-feira, 30 de outubro de 2009

quando uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece dentro da favela


Quem passar os olhos na programação nacional do evento de ciência e tecnologia, lá encontrará Manguinhos, Vila Turismo, como referência. É uma ocasião especial: dentro da favela acontecem atividades do evento. Claro que na lista há algumas escolas públicas que são partícipes da Semana C&T, mas, no caso do PEJA-Manguinhos, podemos dizer que é o único espaço de fato "dentro" da favela, não no entorno de.

Através da coordenação de cooperação entre a Redeccap e a Fiocruz, feita por André Dantas, da vice-direção do Politécnico, foi feito com o PEJA-Manguinhos uma roda de debates e uma experiência de cineclube tendo por temática a dengue.

Educação de Jovens e Adultos: desafios do mundo do trabalho e de um mundo a ser trabalhado

Instituição: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – EPSJV

Tipo: Mesa redondaPúblico alvo: Estudantes do ensino médioLocal: (Rede CCAP) Rua Dr. Luís Gregório de Sá, 45 - ManguinhosInscrições: Não

Informações: A mesa de debate será composta pelos seguintes convidados: Anakeila B. Stauffer (EPSJV/Fiocruz), Felipe Eugênio (Pólo 1 - PEJA/Manguinhos) e Miguel Farah Neto (UNIRIO). A elaboração e montagem deste evento contou é de responsabilidade do PEJA-Manguinhos e da EPSJV. Contou ainda com a colaboração da Rede CCAP, do Espaço Casa Viva e do Escritório Técnico Multiprofissional (ETM/APS/ENSP/Fiocruz).

Datas/Horários:
20/10 de 18:30h a 21:30h

Educação e Ciência: da Revolta da Vacina ao Programa de Controle da Dengue em Manguinhos (PCDM)

Instituição: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – EPSJV

Tipo: Exibição de vídeos e filmes

Público alvo: ComunidadesLocal: (Rede CCAP) Rua Dr. Luís Gregório de Sá, 45 - Vila Turismo/ManguinhosInscrições: Não

Informações: Após exibição do filme "Mundo macro e micro do mosquito aedes aegypti: para combatê-lo é preciso conhecê-lo", haverá um debate, para o qual se comporá uma mesa com os seguintes convidados: Genilton Vieira (IOC/Fiocruz) - autor do filme, Daniele Cerri (IOC/Fiocruz) e Marcela Sanchez (Museu da Vida/COC/Fiocruz). A elaboração e montagem desta atividade contou com a colaboração do PEJA-Manguinhos, do PCDM, do Espaço Casa Viva, da Rede CCAP e do Escritório Técnico Multiprofissional (ETM/APS/ENSP/Fiocruz).

Datas/Horários:
16/10 de 18:30h a 21:30h


A “Roda de Conversa: Educação de Jovens e Adultos e os desafios do mundo do trabalho - e de um mundo a ser trabalhado” teve como debatedores Anakeila Stauffer (EPSJV-Fiocruz), Miguel Farah (UFF) e Felipe Eugênio (PEJA-Manguinhos), onde debateu-se com as turmas do PEJA sobre as possibilidades do PROEJA no cenário da educação de Jovens e Adultos, além de outros pontos pertinentes ao campo da educação crítica-emancipatória.

Na mesma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, fora montado o cineclube chamado “Educação e Ciência: da Revolta da Vacina ao PCDM - paralelos sobre mobilização popular”. O filme exibido foi “O mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti : Para combatê-lo é preciso conhecê-lo” de Genilton Vieira (IOC/FIOCRUZ), seguido de debate com o diretor, além de Daniele Cerri (IOC/FIOCRUZ - Professora de Biologia do PEJA-Manguinhos) e Marcela Sanchez (Museu da Vida – FIOCRUZ). No debate, foram feitas apreciações sobre como se davam campanhas de saúde pública no início do século passado (Revolta da vacina) e como hoje tais movimentos passam pelo movimento social, embora o Estado não tenha perdido sua função de induzir e gerenciar políticas públicas. Os estudantes gostaram muito dos filmes e da análise panorâmica que as duas professoras (Daniele Cerri e Marcela Sanchez) deram sobre a Saúde na sociedade brasileira ao largo de mais de cem anos.

O detalhe fica por conta do horário. Sim, basta conferir acima. É o mesmo horário no qual estudam os moradores de Manguinhos no PEJA. E também é aquele horário no qual não-moradores de favela declaram seus pavores para entrar dentro das comunidades. Neste período do dia considerado "delicado", foi quando se promoveu debates sobre educação, sobre saúde e sobre soluções que podemos chamar de tecnologias sociais para que os estigmas e as condições sub-dignas vividas por boa parte da população mais pobre sejam superados. No caso, extirpados.

Felipe Eugênio

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