segunda-feira, 26 de outubro de 2009

nova direção da Escola Politécnica e o PEJA: parceria na educação pela luta contra iniquidades do capitalismo



A parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que é a unidade da FIOCRUZ responsável pela coordenação pedagógica dos dois pólos do PEJA (Manguinhos e pólo II), se intensificou. Com a nova direção do “Poli”, composta por Isabel Brasil e, na vice-direção de ensino, Márcia Valéria, o PEJA-Manguinhos agora tende a galgar novos aprendizados - a escola federal é referência em qualidade de ensino, o que, diferente da médias das escolas, não é baseando-se em indicadores da educação privatista que ela galga boa colocação entre outras. A politecnia, de matriz conceitual marxista e gramnisciana, é marca no currículo da escola e no seu reconhecimento como instituição que deve contribuir para transformação do mundo tal qual configurado.
A coordenação do PEJA nesse ano teve algumas reuniões com a diretoria da escola e, além de discussões sobre o futuro do programa de educação de jovens e adultos, onde houve consenso da manutenção do convênio da EJA com o Poli, pois ficou reconhecido como estratégico no campo da Promoção da Saúde em Manguinhos a tecnologia pedagógica marcada por metodologias de estímulo à autonomia política dos sujeitos. E isso, experimentado pelo PEJA, vindo a ser replicável em outros territórios de exceção, coaduna com os anseios institucionais da EPSJV. De modo mais pontual acordou-se a participação do PEJA-Manguinhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que desta vez, sob auxílio da Escola Politécnica, acontecerá dentro do território de Manguinhos. Uma ação inédita.
A aproximação da atual direção da EPSJV para com o movimento social (reconhecendo que o PEJA-Manguinhos como tal) evidencia uma leitura da missão institucional da Fiocruz de maneira verdadeiramente comprometida com superação das iniquidades (sociais, econômicas, políticas) que assolam a classe trabalhadora. Saúde - e isso aprendemos em reuniões com Isabel Brasil - também é cidadania ativa e ação interventora do povo sobre desígnios de suas próprias vidas - e do país.


Felipe Eugênio

Nenhum comentário: