
Música de Francisco Buarque de Holanda, texto de Bardotti e Bacalov, direção de Karine Bastos - e também de Geraldo de Andrade e Marcelo Melo em outras temporadas -, com uma trupe dessa, que mais falta para um bom espetáculo?
Faltam os moradores de Manguinhos, estudantes de EJA, homens e mulheres adultos, chefes de família, trabalhadores e que, entre as 19h e 22h, dividindo o tempo com aulas de matemática e de geografia (e de biologia e de filosofia e etc), ensaiam um musical. Eram as aulas de português do ensino fundamental. Era para estarem exercitando a leitura e a escrita, não é mesmo? Pois foram muito além. Com a leitura dramatizada, segundo palavras dos professores de português, Karine e Marcelo: "o mais gratificante foi notar a desenvoltura de cada um com a linguagem, com a história, com o palco; notar os resgates que, de alguma forma, existiram. O sucesso foi tão grande que esta mesma turma foi convidada para fazer a mesma apresentação no evento Fiocruz pra você 2009, data da Campanha Nacional de Vacinação".
E é fato. Inicialmente como atividade final do semestre, sendo apresentado no Laboratórios do Livre Saber para uma platéia moradora de Manguinhos, a trupe teatral formada por estudantes do Fundamental, foi convidada por servidores da Fiocruz que haviam assistido suas duas apresentações (sim duas, pois teve bis para o último dia da semana de arte, cultura e tecnologia do PEJA). E de cá, do Auditório Elenice Saturnino, no Espaço Casa Viva, dentro de Manguinhos, foram Marcelo Costa, Greice, Jacinta, Rosângela, Marcele, Graça, Maria de Fátima, Elisângela, apresentar o musical para um público da cidade, no movimentado Fiocruz Pra Você. Evento público de atrações culturais e de atividades ligadas à educação & saúde, que a Fundação promove junto à campanha de vacinação. Nas dependências do Parque da Ciência, estudantes do PEJA-Manguinhos, todos já “veteranos” nessa montagem desde sua estréia em 2008, puseram o musical novamente em exibição pública, contagiando neste novo ambiente as várias crianças que passeavam pelo evento na tarde de sábado, em 20 de junho de 2009. Nesta montagem colaborou com a turma também Geraldo de Andrade. Na fotografia, ao lado da professora Karine, está Marcelo Melo, que em 2009 também enveredou pelas experiências de palco para no PEJA fazer do estudo da língua mais do que um prazer: outrossim, criação coletiva de alta qualidade!
Felipe Eugênio


Em seu show de voz e violão, Irene leu frases de Gandhi e Josué de Castro escritas nos cartazes decorativos da tenda e tocou músicas de artistas da música popular brasileira como Nando Reis e Paulinho Moska. Antes, o médico Pedro Jonathas falou sobre o processo de composição de suas canções, baseadas no trabalho e na vida desses homens, como "Coração África" dedicada a Nelson Mandela.
A equipe de odontologia do Centro de Saúde Escola também expôs seu trabalho, orientou os presentes sobre as formas corretas de escovar os dentes com o "Bocão" - uma grande boca de madeira utilizada na demonstração. Fantasiadas de Bruxa Docilda e Fada dos Dentes, a equipe mostrou a encenação orientada ao público infantil sobre como cuidar dos dentes. No eterno embate entre o bem e o mal, a Bruxa Docilda incitava as crianças a comerem doces, e a Fada dos Dentes alertava-os para os problemas que a sua ingestão pode trazer.